A modernidade com seus avanços tecnológicos e industriais trouxeram inúmeros benefícios para a humanidade. O ponto negativo do nosso progresso é que, aos poucos, deixamos de mensurar a importância do autocuidado diário com a saúde física e mental; esquecemos que nós não somos máquinas. O sono reparador é fundamental para a saúde geral e para a qualidade de vida, assim como a alimentação de qualidade. Leia mais na matéria completa do Jornal A Gazeta.
O sono é uma função biológica muito necessária para a qualidade de vida. Após um dia de atividades físicas e psíquicas o sono tem papel fundamental de relaxar e restabelecer o organismo para um novo ciclo de atividades. Ele é fundamental para a consolidação da memória, para a restauração da energia e para o equilíbrio do metabolismo. Ter uma vida agitada e cheia de preocupações pode atrapalhar muito na qualidade do sono, trazendo prejuízos significativos para a rotina de vida diária. Leia mais na reportagem do Jornal A Gazeta.
Ter pensamentos relacionados com alguma preocupação ao longo do dia, ou próximo da hora de dormir, não é considerado algo patológico. Todos nós fazemos isso. Porém, algumas pessoas se preocupam de forma exagerada, dando grande importância ao conteúdos dos pensamentos e gastando muita energia em tentar prever os mais diversos resultados para sua preocupação. Isso gera sintomas de ansiedade, diminuição da capacidade de organização, e muitas vezes traz prejuízos para a qualidade do sono. Algumas estratégias são sugeridas para manejar as preocupações ao longo do dia. Veja mais na entrevista concedida ao Jornal Bom Dia ES na TV GAZETA.