Estamos vivendo uma epidemia mundial do Coronavírus COVID-19, e para muitas pessoas é difícil lidar com eventos estressores dessa magnitude, gerando forte ansiedade, problemas no sono e queda da qualidade de vida.
Desenvolvi essa cartilha com algumas orientações que podem ser úteis!
Se você gostar, compartilhe! Pode alcançar alguém que está precisando!
1- Mantenha a calma; pare e respire!
Sob estado de ansiedade tendemos a fazer julgamentos distorcidos da realidade, potencializando preocupações que são pouco prováveis de se concretizar. Ajude o seu corpo a desligar o botão de “alerta”: desacelere sua agitação interna, se concentre na sua respiração, diminua o ritmo que faz as coisas, faça menos tarefas e apenas uma de cada vez, busque sua rede de apoio emocional.
2- Você não é os seus pensamentos!
Eu sei! Quando estamos em crise temos uma forte tendência em acreditar 100% no conteúdo dos nossos pensamentos. Mas cuidado: nem toda preocupação possível é uma preocupação provável de acontecer. Observe os seus pensamentos como alguém que está de fora. Se for uma preocupação pouco provável de acontecer ou distante do seu poder de ação no momento, não adianta investir energia nisso: respire, aceite e mude o foco para outra coisa ou atividade que esteja ao seu alcance real.
3-Informação sobre acontecimentos da atualidade: busque com moderação
Sabemos que estamos enfrentando uma epidemia muito séria e ter acesso às informações sobre prevenção é imprescindível! Porém, o excesso de informação sobre os acontecimentos da atualidade pode contribuir para que pessoas emocionalmente vulneráveis entrem em crise e isso pode ser evitado! Evite os grupos de WhatsApp por um período, evite os noticiários e mude o foco das conversas com os amigos. Se algo relevante acontecer você será informado por alguém que se preocupa com você!
4- Invista seu tempo em coisas que gosta de fazer e que estão ao seu alcance
Todos nós temos aquela lista de coisas que adoraríamos fazer se pudéssemos ficar mais tempo em casa, mas nunca fazemos por não ter tempo, certo?! Pois é. Sua hora chegou! Rs. Vá ler aquele livro que você gosta, fazer aquele curso online para aprimorar sua carreira ou desenvolvimento pessoal, entrar em contato com seus amigos distantes, organizar coisas na sua casa, dar atenção aos filhos, cuidar do seu jardim, finalizar aquele projeto que estava na gaveta, etc.
5- Mesmo em situação de isolamento: mantenha uma rotina
Rotinas podem ser muito úteis quando estamos agitados e ansiosos. Mas lembre-se: nada de metas rígidas e exageradas. Crie uma rotina para seu dia com metas flexíveis das atividades que você deseja realizar com o tempo livre. Ocupe seu tempo de forma produtiva pra você: você pode fazer atividades relacionadas ao trabalho, estudos, lazer, relacionamentos (virtuais por enquanto… rs), dentre outras. Equilíbrio é a palavra chave!
6- Não pode esquecer: Cuide do seu corpo
Nosso corpo funciona melhor quando está em equilíbrio físico e emocional. O isolamento social é para evitar a propagação do vírus, não é para você ficar 100% parado! Que tal usar a criatividade para manter o corpo ativo? Não esqueça também da alimentação e de beber água – afinal, um corpo saudável tem melhor imunidade.
7- Seja tolerante com seus familiares
Para algumas pessoas ficar em confinamento pode ser um potencial e stressor e isso pode deixá-las menos tolerantes e mais vulneráveis a agir de forma impulsiva/reativa, provocando conflitos. Esteja atento às suas emoções e tente evitar conflitos; se reconhecer que está irritado, se engaje em alguma atividade do seu interesse, vá para outro cômodo, dê um tempo pra você. A situação está difícil para todo mundo, precisamos nos ajudar sendo mais compreensíveis uns com os outros.
8- Relembre momentos difíceis que você já superou no passado
Quando estamos com medo temos uma forte tendência em acreditar não ter recursos para gerenciar a situação problema que está nos assustando, não é mesmo?! Mas sabemos que isso não é verdade! Então, se perceber que está com medo acima do normal para a situação atual, relembre fatos do passado que você já superou, dificuldades e problemas que enfrentou, e você verá que possui sim habilidades para passar por situações difíceis; você só precisa manter a calma para conseguir identificá-las! Se a dificuldade for maior que suas habilidades não hesite em pedir ajuda!
9- Não pare o seu tratamento, e busque ajuda profissional, se precisar
Sabemos que em tempos de crise a psicoterapia é uma modalidade de tratamento útil e eficaz para nos ajudar a desenvolver habilidades de tolerância ao mal estar, manejo da ansiedade e resolução de problemas; por essa razão, se você já faz tratamento psicológico, o recomendado é não interromper! Se você ainda não faz, pode iniciar se precisar.
O Conselho Federal de Psicologia autoriza a realização de atendimentos psicológicos na modalidade não presencial (online) por meio de plataforma de vídeo-chamada. O maior benefício desse atendimento no atual cenário, é o de evitar o deslocamento e contato com outras pessoas, sendo por isso o mais recomendado para os próximos dias. Busque apoio profissional sempre que julgar necessário!