Alguns ingredientes são imprescindíveis se quisermos cultivar inteligência emocional.
Conheça agora os 5 pilares da inteligência emocional:
1. O primeiro pilar é a autoconsciência: qualidade de conhecer a si mesmo, suas emoções e motivações. É ter uma boa leitura da própria história de vida, das próprias qualidades e defeitos, com honestidade e sem julgamentos.
2. O segundo pilar é a autorregulação: capacidade de reconhecer as emoções e saber nomeá-las; é raciocinar mesmo em estado de ativação emocional, tendo consciência e escolha sobre as próprias atitudes.
3. O terceiro pilar é a automotivação: capacidade de ter clareza sobre os próprios valores pessoais e objetivos, que serão o combustível de nossa motivação mesmo quando estivermos desanimados e sem energia.
4. O quarto pilar é a empatia: capacidade de enxergar o mundo pela perspectiva da outra pessoa, sendo compassivo com as suas emoções e vulnerabilidades.
5. O quinto pilar são as habilidades sociais: capacidade de se relacionar com outras pessoas de forma assertiva, conseguindo comunicar as próprias emoções e interesses, sem deixar de validar as necessidades das outras pessoas.
A psicoterapia é uma ótima ferramenta para desenvolver e aprimorar os pilares da inteligência emocional. Vamos juntos?