Na natureza todos os animais possuem características que foram selecionadas ao longo da evolução para proporcionar maiores chances de sobrevivência! E essas características podem trazer vantagens e desvantagens.
Ex: alguns sapos conseguem armazenar uma grande quantidade de água na bexiga, podendo ficar um longo período de tempo em locais com pouca água! A parte ruim é que isso eleva muito seu peso, podendo deixá-los vulneráveis a predadores!
É isso minha gente: nem tudo são flores!
Evolutivamente falando, a natureza também se encarregou de nos dar um excelente “super poder”! Ao longos dos milhares de anos nosso cérebro desenvolveu um sistema cognitivo complexo, com uma capacidade extraordinária de raciocinar, pensar e planejar!
Essas habilidades foram imprescindíveis para o homem primitivo sobreviver, tão imprescindíveis que utilizamos os mesmos recursos de sobrevivência até hoje! Sim, somos homens modernos com um cérebro que preserva mecanismos primitivos para auto defesa!
Com essa máquina fantástica nós podemos:
1- Pensar em situações ruins que vivemos no passado pra conseguir aprimorar nossos comportamentos em situações semelhantes no presente: “se eu não tiver responsabilidade como no último emprego, poderei perder esse também”.
2- Antecipar acontecimentos futuros nos ajudando a prever perigos: “A rua está deserta! Vou evitar andar sozinha por aí!”.
3- Avaliar de forma crítica nossas ações do presente para não sermos excluídos da convivência social: “Se eu continuar sendo grossa com as pessoas, ninguém vai querer ser meu amigo!”
Fantástico, não é mesmo?! Mas…. nem tudo são flores, lembra?!
Nosso complexo sistema cognitivo nos deu a capacidade de dominar todo o planeta! Construir aviões e até mesmo chegar à lua!
A parte ruim do nosso super poder, é que, graças à nossa capacidade de pensar, imaginar, ruminar, antecipar, automonitorar, dentre outras, acabamos nos aprisionando em inúteis e irracionais loops de pensamentos – hora no passado, hora no futuro – gerando muita angústia e ansiedade!
Nossa mente primitiva pode “produzir” sofrimento emocional com as ruminaçôes e loops de pensamento, até mesmo em situações inusitadas. 🤕 Ex. Uma pessoa pode ficar muito triste e abatida no dia do seu casamento, apenas por lembrar do pai que é falecido.
Imagine a grande ironia: somos os únicos animais com capacidade de chegar à lua! Em contrapartida, vc nunca vai ver um leão deprimir por não passar numa prova ou pelo medo de morrer com alguma doença. Rs
Não é mesmo incrível o nosso “super poder”?! Só precisamos agora aprender a lidar com ele!
Referências:
LEAHY, R. L. Livre de ansiedade – Porto Alegre: Artmed, 2011
HARRIS, R. ACT Made Simple – Second Edition – Oakland: New Harbinguer Pblications, 2019